A Rinse FM e seu legado


Published
21.06.11
Permalink

4 Comments
Comment




London at night

Com mais de 16 anos de atividades, a outrora maior rádio pirata de Londres continua no topo ditando tendências, agora legalmente. Conheça sua história.

por Igor Cordeiro, Colaborador do Tranquera

A Rinse é uma das entidades mais importantes no desenvolvimento da cultura e música urbana de Londres e do Reino Unido. Em junho de 2010 foi concedida a licença para que a rádio passasse a transmitir legalmente no dial, mas isso só aconteceu depois de mais de uma década cheia de atividades e muita influência.

Geeneus portrait

Fundação: o surgimento do Grime e do Dubstep

Fundada por um grupo de jovens interessados principalmente no Jungle – entre eles, Geeneus, Wiley, Target e TNT –, a Rinse acompanhou o desenvolvimento do Drum’n'Bass e do UK Garage, mas começou a se diferenciar de fato ao contribuir para o surgimento do Grime e do Dubstep e dar um amplo destaque a esses gêneros em sua programação com DJs como Kode 9, Plastician e Youngsta.

Kode 9 Live At Rinse

Recorded live, September 2005

 

Download (Right-click & Save As)

Acima, momento histórico: Kode 9 tocando dubplates de Bruno Belluomini na Rinse FM em 2005, ano em que o Tranquera iniciou suas atividades no Brasil.

O gênero mais recente que surgiu e foi amplificado pela Rinse FM é o UK Funky. Seus principais expoentes hoje – como a dupla Ill Blu e o Roska –, são presença constante na grade da rádio, seja tocando ou figurando no case de seus DJs.

Katy B

Estrutura: a rádio que também é selo

A Rinse também é virtual: toda a programação, que conta com voluntários como Skream, Loefah, Oneman e o pessoal dos labels Hessle Audio, Night Slugs e Numbers – saiba mais sobre esses selos – , pode ser ouvida ao vivo pelo site ou baixada no formato de podcasts posteriormente. Esse processo de transmissão foi otimizado depois de concedida a licença e se encontra muito mais estável hoje.

Além da rádio e do site, a Rinse mantém uma série de mixes desde 2007, lançados em CD através de selo próprio. No catálogo também já saíram as compilações I Love Funky e I Love Dubstep, feitas por gente que entende do assunto para quem quer se iniciar nele, bem como singles do Roska e da Katy B.

UK House boys Jackmaster, Oneman and Ben Ufo

Influência: as tendências do futuro

Hoje a Rinse também está diretamente ligada à noite Forward, que, assim como a rádio, tem influenciado toda uma nova geração de produtores e DJs do underground britânico – e nós também, que acompanhamos a cena de outros lugares do mundo.

Ouvir a Rinse é sintonizar os sons que ainda estão em desenvolvimento e muito provavelmente se tornarão mais expressivos em breve – como, por exemplo, a recente e excitante nova UK House. Isso é comprovado pelo que tem acontecido com a história da cultura do grave nos últimos anos: a Rinse ainda é a maior encubadora de talentos que vão explodir e ganhar o mundo no futuro.

Share this
4 Comments
  1. Renato Panfietti

    Rinse respect!

  2. Essencial…

  3. Eduardo Torrano

    Muito foda, da pirataria à legalidade.

  4. Jonas Rosado

    Muito foda esse som do “Taca Fogo”! Quando sai?

Leave a Reply


Comments are moderated. Please no link dropping, no keywords or domains as names. Do not spam, and do not advertise.

Copyleft 2005-2011
Licensed under a Creative Commons license
This site is better visualized with Mozilla Firefox